<<< Revenir à ma recherche

VERCESI Rita de Cassia

Praticien(ne) certifié(e)

Date de certification du praticien:

Date des formations continues suivies par le praticien

A ANTIGINÁSTICA convida para descobrir, pela primeira vez, um corpo que não é o corpo visto no espelho. Nem aquele corpo que você leva para se exercitar e treinar, tampouco o corpo das anatomias descritivas e cansativas que rotulam cada parte do corpo, como se fossem latas de coisas na prateleira do supermercado, também está longe do corpo simbólico por ser extremamente real.

Ela propõe um corpo diferente, que habita seu próprio corpo mas… como diz nossa Mestra Thérèse Bertherat >>> você já perdeu a CHAVE faz tempo …

A ANTIGYM ilustra e revela o verdadeiro corpo, O CORPO QUE PENSA  » The Thinking Body  » !! Um corpo novo ! Simples um NOVO CORPO ! Dentro da prática da Antiginástica experimentamos uma « ARQUITETURA INTELIGENTE, ( sequência das sessões ) como se viesse das células e respeitosamente acompanhando de forma tissular o desenvolvimento humano. Uma Arquitetura em permanente ORGANIZAÇÃO E DESORGANIZAÇÃO ( daquilo que não está bem no corpo ) acordando os músculos, tecidos, articulações, tubos.

Com um extremo SENSO ESPACIAL , esta arquitetura das SESSÕES criada na Antiginástica permite ao corpo RESGATAR, ENTENDER, ENCONTRAR SEU RITMO, RESPIRAR SEM CULPAS, e se aproximar do CORPORE SANO, sem tantas amarras, como se você encontrasse a CHAVE.

A pulsação corporal fica quase estrangulada e impedida de existir, pela pressão social, pela angústia, pela solidão, pelo abandono do corpo que fica quase sem vida e sem cor, como um boneco de cera deitado no chão, como muitos clientes que chegam e perguntam « o que devo sentir » ? As pessoas chegam rígidas  » Como saber onde a gente é rígida ? Nada mais fácil, diz Thérèse em  » As Estações do Corpo « , . Você não precisa ir a um especialista para descobrir. passeie o olhar pela superfície de sua pele … Posso afirmar mais uma GRANDE DIFERENÇA entre Antigym e os outros métodos, ela te ensina a olhar e a movimentar seu corpo ! E conhecer seu sistema nervoso,  » que faz de tudo para esconder a verdade « , « não por maldade, não. Ao contrário é para nos proteger, para evitar preocupações cotidianas ao nosso psiquismo. » * ( As Estações do Corpo ).


Sou bailarina com formação no GoldSmith´s College, UNIVERSITY OF LONDON, onde estudei o método Laban, em Londres conheci a new Dance na década de 80 e participei intensamente dos Workshops que os americanos traziam para a Universidade. Conheci Steve Paxton que criou o Contact Improvisation, além de muitos outros. Na Europa fiz muitos cursos nesta área, Feldenkrais, Ideokinesis, Eutonia, mas minha curiosidade me levou a Paris … eu havia lido em 1978, « O CORPO TEM SUAS RAZÕES », quando estudava com Klauss Viana* no Rio de Janeiro, o próprio Klauss nos falou sobre o livro de Thérèse Bertherat. Eu muito jovem com apenas 21 anos, fui procurar por Thérèse, ela me recebeu e disse.. « por que vcs bailarinos fazem isto com seus corpos « , eu estava longe de entender, mas resolvi fazer umas sessões com uma brasileira que fazia parte do grupo de profissionais de Thérèse.

    * in memoriam

Mes coordonnees

Praticien(ne) certifié(e)
NÓBILE SUITES MARINGÁ PARANÁ PARK
5, PR-317, 5428 - Distrito Industrial 2
MARINGÁ PARANÁ
87065-005 Zona 10
Brasil
43984757627 /
Praticien(ne) certifié(e)
LONDRINA GLEBA PALHANO
Av Ayrton Senna, 300 Sala 1207
GLEBA PALHANO
86050-460 Lago Parque
Brasil
(43) 98475-7627 /